Home / Bem Estar / Técnicas de Respiração para Melhorar o seu Treino.

Técnicas de Respiração para Melhorar o seu Treino.

Pernas sempre fortes e coração à todo valor e rendendo vitalidade e saúde! Sem duvidas esses atributos agregam um grande diferencial para quem deseja realizar atividades físicas, principalmente quando se trata de corrida! Porém, uma grande parcela das pessoas acaba esquecendo um ponto fundamental: como respirar corretamente!

A respiração adequada é essencial na hora de realizar atividades físicas, pois quando a nossa capacidade respiratório acaba sendo limitada é comum que acabemos nos sentindo mais cansados e ineficientes no nosso objetivo.

Por mais que a respiração seja um processo automático do nosso corpo é importante que dediquemos uma grande importância para os procedimentos eficientes que possam evitar que um estado ofegante – isso porque quando isso acontece naturalmente ocorre de os músculos precisarem demandar de um esforço muito maior.

Como respirar na corrida – porque é tão importante cuidar da sua respiração e aplicar boas técnicas para torna-la mais eficiente?

Embora muitas pessoas não saibam, é absolutamente possível melhorar, e muito, a nossa saúde e também condicionamento físico quando entendemos como respirar adequadamente.

Isso porque quando realizamos uma respiração correta otimizamos ainda mais a oxigenação muscular, bem como para os nossos órgãos, agregando inúmeros benefícios, como:

  • Redução da nossa pressão arterial
  • Redução dos níveis de estresse e também dos sintomas de ansiedade – isso ocorre porque diminuímos os hormônios não somente do estresse, como também o cortisol e a adrenalina, elevando os níveis de serotonina, que estimula o nosso humor!
  • Ocorre um maior equilíbrio dos sistemas simpáticos e parassimpáticos
  • Elevamos a nossa capacidade atlética
  • Aprimoramos ainda mais o nosso foco e deixamos nosso cérebro muito mais saudável

Vale salientar que ensinar a respirar não é algo possível – isso porque já nascemos predestinados a ter esse conhecimento por instinto! Mas, infelizmente, embora seja uma ação involuntária que fazemos constantemente sem ao menos dedicar a devida atenção, é muito comum que acabemos estabelecendo uma respiração errada!

Um dos pontos é que uma grande parte das pessoas acaba respirando em excesso na maior parte dos casos, ou seja, são pessoas que hiperventilam de maneira crônica.

Quando isso ocorre de maneira natural no dia a dia, ocorre que durante a prática de um treino físico isso pode se intensificar, agregando uma série de efeitos nocivos para a saúde! – um dos hábitos mais comuns é a respiração bucal e em geral ela pode ser intensificada em meio a um exercício físico, como a corrida, por exemplo.

Conheça alguns produtos que podem contribuir para aprimorar ainda mais a sua respiração aqui: https://www.nasivent.com.br/para-atletas/

Conheça também dilatadores nasais na Vital Body:

Por que devemos respirar pelo nariz e não pela boca?

Você sabe por que devemos respirar pelo nariz e não pela boca? – a resposta é bem simples!

A respiração quando realizada pela boca afeta substancialmente os termos relacionados a profundidade da nossa respiração, levando em consideração a maneira como o ar é preparado para ser absorvido pelo nosso organismo, bem como nos efeitos de cunho físico que efetivamente ela pode produzir.

Durante uma atividade física, por exemplo, ao respirarmos pelo nariz otimizamos drasticamente o nosso desempenho, resistência e também os níveis de energia depois do exercício em questão – e até mesmo favorecemos o nosso metabolismo para acelerar a queima de gordura corporal.

Nesse sentido, respirar pelo nariz consiste em uma respiração ideal! Pois ao começar a sugar o ar pela boca você estará também diminuindo a intensidade que lhe permitirá voltar a respirar pelo nariz durante uma atividade física.

Além disso, ao respirar pelo nariz você evita que a sua frequência cardíaca e pressão arterial se elevem, bem como poderá amenizar os sintomas de fadiga e até mesmo tontura!

Para saber como respirar na corrida, nunca se esqueça de dedicar uma atenção em como você puxa o ar. Isso porque a elasticidade dos seus pulmões podem também depender da sua resistência nasal.

Dicas para aprimorar sua respiração pelo método Buteyko:

  • Primeiramente sente de forma ereta
  • Realize uma breve respiração pelo nariz, e depois uma pequena respiração soltando o ar
  • Aperte seu nariz com a ponta dos dedos e prenda a sua respiração (mantendo a boca fechada)
  • De maneira sutil balance sua cabeça ou corpo até perceber que não consegue mais segurar o ar
  • Quando sentir que precisa respirar, solde os dedos do nariz e procure respirar de forma suave – sempre com a boca fechada.
  • Procure tranquilizar sua respiração correta o quanto antes!

Sobre Vital Body

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *