Home / Saúde / Tenho Boca Seca à noite!

Tenho Boca Seca à noite!

Por acaso já acordou no meio da noite com a boca seca? Pois saiba que esse é um sintoma considerado muito comum – mas mesmo se tratando de uma situação frequente, esse problema pode se tornar muito incomodo com o passar do tempo!

Isso porque nem sempre o sintoma pode ser associado como algo isolado e pode estar relacionado a algum problema de saúde – e justamente por isso é importante que você dedique uma profunda atenção sobre a sua recorrência.

Vale destacar que a boca seca possui duas situações distintas:

  • A primeira consiste em somente obter o sintoma de boca mais seca, onde ocorre uma substancial redução da quantidade de saliva.
  • A segunda consiste na quantidade adequada de saliva na boca, mas ainda ocorre uma forte sensação de secura, que em muitos casos pode agregar um forte incomodo para a pessoas!

Entenda quais são os motivos para a boca seca durante a noite!

Naturalmente a nossa produção de saliva durante o sono é muito mais reduzida quando comparada à quantidade que produzimos enquanto estamos acordados. E justamente por isso algumas pessoas podem sentir um determinado incomodo.

Em grande parte dos casos o sintoma não é considerado grave, mas é bom dedicar uma atenção, principalmente porque alguns fatores pertencentes à sua rotina diária podem estar acarretando a incomoda boca seca:

  • Respiração pela boca: em geral quem acaba respirando pela boca pode agravar ainda mais o sintoma de boca seca. Isso porque a respiração bucal anula substancialmente a umidade que possuímos naturalmente na nossa boca. Uma dica é sempre procurar se hidratar antes de ir dormir, pois o simples fato de tomar um copo d’água pode amenizar a sensação durante a noite. Mesmo sendo uma medida simples, é aconselhável entender os motivos que fazem a sua respiração ser pela boca e procurar corrigir o quanto antes esse hábito nocivo.
  • Problemas de cunho emocional: por mais difícil que seja, alguns problemas emocionais podem acarretar uma boca mais seca, principalmente para quem sofre de ansiedade, depressão ou estresse – e é justamente durante o sono que os sintomas se intensificam bastante.
  • Medicamentos: em geral remédios destinados para o controle da pressão alta, antidepressivos, antialérgico e também quimioterápicos podem acarretar a sensação de boca seca. Se esse for o seu caso é indicado avaliar a intensidade do sintoma e conforme for relatar isso para o médico responsável pelo seu tratamento.
  • Falta de hidratação: um dos fatores mais comuns! Quem acaba deixando de lado a ingestão de líquidos durante o dia pode acabar tendo o incomodo mais intensificado a noite. Por isso, não deixe para tomar água somente quando sentir que está com sede demais. Estabeleça uma rotina equilibrada e tente beber ao menos 2 litros de água diariamente.
  • Muito sal: o sal pode acarretar uma substancial diminuição da quantidade de saliva que você produz.
  • Diabetes: a doença tem como um dos sintomas a sensação de boca seca, pois age de maneira bem negativa com relação a quantidade de saliva produzida pelo organismo.
  • Gestação: também pode acarretar o incomodo, principalmente durante a noite. Muitas mulheres quando chegam aos 60 anos de idade também sentem que a boca passa a ficar mais seca do que o habitual – esse sintoma é natural da idade

Não é um problema grave, mas pode causar muito incomodo na sua vida!

Como já dissemos não se trata de um problema grave, mas os incômodos envolvidos podem deixar você bastante irritado – afinal, nem gosta de comprometer uma noite de sono, não é mesmo? Entre os incômodos mais comuns, podemos destacar:

  • Uma noite de sono de péssima qualidade, pois o individuo sentirá vontade de beber água diversas vezes
  • Se não tiver o hábito de deixar uma garrafinha ao lado da cabeceira, precisará levantar e afetar ainda mais o sono.
  • Ingerir muita água durante a noite acaba fazendo com que você tenha mais vontade de ir ao banheiro
  • Humor durante o dia afetado por conta do sono ruim, além de fadiga e indisposição.

Para amenizar todos esses aspectos pode-se contar com um dilatador nasalclique aqui para saber mais sobre essa possibilidade agora mesmo!

A boca ressecada pode ser amenizada, desde que você leve em consideração todos os pontos evidenciados no conteúdo desse artigo.

 

Sobre Vital Body

Veja também

Quais as causas do bruxismo e como evitar

O bruxismo consiste em uma espécie de desordem funcional que tem como principal característica o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *