Home / Bem Estar / Bruxismo e respiração pela Boca

Bruxismo e respiração pela Boca

Você sabia que é preciso levar em consideração um acompanhamento multidisciplinar quando o assunto se refere ao bruxismo, respiração bucal, estalos provocadas na boca e até mesmo mordidas consideradas cruzadas?

Vale salientar que o bruxismo é uma questão que acomete entre 8% e 10% da população mundial e refere-se a um hábito nocivo de ranger os dentes – podendo apertar ou não os mesmo.

Em geral o problema tende afetar tanto crianças quanto adultos – para os adultos a idade média varia entre 25 anos e 44 anos em grande parte dos casos.

Pode-se se considerar dois tipos de bruxismo: o acordado ou dormindo;

  • Acordado: refere-se ao ato de apertar os dentes de forma involuntária, e na maioria das vezes não ocorre o ranger dos mesmos.
  • Dormindo: aqui o principal sintoma é o ranger dos dentes, levando em consideração até mesmo ritmo e contrações principalmente se tratando dos músculos responsáveis pela nossa mastigação.

Ele ainda pode ser dividido em primário e secundário, sendo que o primeiro pode ocorrer sem que haja alguma condição médica previamente, enquanto o segundo leva em consideração alguma condição médica ou até mesmo psiquiátrica.

Mas afinal quais características podem ser associadas ao Bruxismo?

Com o passar dos anos e avanços da medicina, alguns estudos passaram a apontar alguns fatores que podem ser associados ao bruxismo, principalmente o que ocorre enquanto o individuo está dormindo.

De maneira geral o acumulo de algumas secreções espessas nas vias aéreas superiores por conta da respiração bucal podem acabar acarretando uma maior obstrução das tubas auditivas – e sim, mesmo enquanto estamos dormindo isso pode ser bastante incomodo!

Inconscientemente nosso corpo tenta realizar a desobstrução das vias aéreas para poder conseguir uma maior ventilação dos nossos ouvidos e fazemos a projeção da nossa mandíbula para aprimorar a passagem de oxigênio por meio da faringe.

Toda essa dinâmica é considerada bastante nociva e como o tempo pode acabar desenvolvimento o que chamamos de bruxismo do sono! – outros sintomas ocorrem em meio a esse comportamento, como o ronco, obstrução nasal e outros sintomas respiratórios.

Quando esse hábito se inicia ainda na fase da infância e não se recorre a um tratamento, ocorre que possivelmente ele poderá se perpetuar até a fase adulta e até mesmo acarretar inúmeros prejuízos à saúde, como um desequilíbrio do sistema cérvico-orofacial e também no comportamento psicoemocional.

O que uma respiração bucal durante o sono pode acarretar para sua saúde?

Sem sombra de dúvidas a respiração bucal durante o sono pode agregar inúmeros fatores prejudiciais não somente à sua saúde como também para a qualidade do sono – em alguns casos, pode causar uma apneia obstrutiva do sono.

Pessoas que são acometidas por esse hábito acabam tendo de conviver com inúmeros sintomas e incômodos, como:

  • Fortes dores de cabeça logo que acordam
  • Distúrbios relacionados às articulações temporomandibulares
  • Alergias de cunho respiratório
  • Sinusite
  • Hipertrofia nas amigdalas e também adenoides

Vale ainda salientar que o possível declínio da musculatura da língua, direcionada para a faringe poderá acarretar uma obstrução total ou parcial da respiração adequada.

Quando isso ocorre, o sintoma mais recorrente é o ronco caracterizado como leve (isso quando a obstrução é parcial). Caso a obstrução se agrave o ronco poderá ficar ainda mais elevado, o que pode se transformar futuramente em hipopnéia ou também apnéia obstrutiva do sono.

Como tratar dessa questão?

Existem alguns tratamentos disponíveis no mercado, como a intervenção da oclusão dental, abordagens comportamentais, placas oclusais e aparelhos destinados para o ronco e apneia.

Uma opção é recorrer ao uso de um dilatador nasal para potencializar uma respiração adequada pelo nariz (evitando que você possa acabar respirando pela boca!).

Se você deseja de uma vez por todas aniquilar o ronco, vale a pena clicar aqui e conhecer uma solução realmente eficiente que poderá lhe ajudar a amenizar substancialmente os problemas relacionados à sua respiração!

É importante salientar que o problema pode acarretar inúmeros transtornos ao longo da sua vida e até mesmo comprometer sua rotina diária – isso porque uma boa noite de sono é necessária para manter nossa energia, disposição e também nos fortalecer para lidar com a nossa vida tão corrida!

Agora que você já tem mais detalhes sobre o bruxismo e demais pontos associados não deixe de contar com o auxilio de um médico especialista bem como recorrer aos tratamentos propostos nesse artigo!

 

 

 

 

Sobre Vital Body

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *