Home / Sono / Como evitar respirar pela boca

Como evitar respirar pela boca

Quer saber como evitar respirar pela boca? Sabe como isso pode ser nocivo para uma noite de sono mais qualitativa ou até mesmo agregar melhor rendimento e eficiência para suas atividades físicas?

O hábito de respirar pela a boca pode ser um grande incomodo para muitas pessoas e acarretar outros sintomas ruins, como, por exemplo, a incidência de roncos – o que acarreta um sono com qualidade ruim e consequentemente maior indisposição, cansaço e fadiga para enfrentar a rotina diária!

O foco e a concentração também podem ser drasticamente afetados – e não somente o sono, como a qualidade de vida, como um todo pode ser abalado!

Se você está vivenciando esse tipo de situação, saiba que amenizar essa questão pode ser muito mais simples e eficiente do que eventualmente você já tenha imaginado até hoje!

Quer saber como e começar a obter uma vida muito melhor agora mesmo? Então continue lendo o conteúdo desse artigo e descubra como evitar respirar pela boca!

Como evitar respirar pela boca – os exercícios e técnicas pode ajudar você!

Pessoas que eventualmente respiram por meio da boca e não pelo seu nariz podem ser acometidos por diversos problemas, podendo até mesmo comprometer substancialmente o desenvolvimento da região torácica e do rosto – e justamente por isso buscar alternativas que corrijam essa questão é tão importante.

Mas há fatores que podem causar essa questão, como por exemplo, rinite.

Porém, vale destacar que o hábito de respirar pela boca pode se tornar um vicio, bem como acarretar alterações anatômicas na via aérea fazendo com que ela fique ainda mais “espremida” o que pode dificultar, e muito, que ocorra a respiração adequada, ou seja, a respiração nasal.

Além disso, a respiração quando bucal pode alterar a posição da nossa língua e também da mordida – já em crianças o mais comum e grave refere-se um possível alteração facial, o que pode causar um leve alongamento do rosto e também na base nasal, bem como deixar a boca permanentemente entreaberta e até mesmo comprometer a postura corporal.

E diferente do que muitos sabem, a respiração bucal pode elevar as chances de se obter cáries, infecções e até mesmo mau hálito.

Como parar de respirar pela boca?

Alguns exercícios e técnicas simples podem ajudar você a parar de respirar pela boca e melhorar sua qualidade de vida. Confira algumas dicas abaixo:

  • Com a sua boca fechada, procure fazer movimentos circulares com a língua. Faça pressão sem permitir que os lábios se abram.
  • Deite-se com o abdômen para cima. Na sua barriga acomode algum peso de aproximadamente um quilo – procure respirar pelo nariz, procurando sempre puxar o ar pela boca totalmente fechada. Empurre o peso para cima e solte e vá soltando sutilmente o ar pelo nariz descendo o seu abdômen. Tente intercalar as narinas!

  • Sente-se no chão com as duas pernas dobradas e com os pés unidos (seguro seus pés com as próprias mãos). Procure realizar ações com as suas pernas para baixo e para cima respirando rapidamente pelo nariz.
  • Durante a sua rotina diária procure se concentrar na respiração nasal, mantendo sua boca fechada.
  • A noite, para conseguir respirar qualitativamente, procure levantar um pouco a encosto da sua cama e deite-se de lado.
  • Dedique atenção para manter o nariz sempre bem higienizado e também hidratado. Para isso, utilize soro fisiológico 0,9% para contribuir ainda mais com a sua respiração qualitativa.
  • Recorrer ao uso de um dilatador nasal é uma excelente maneira para contribuir essencialmente com a passagem de ar pelo seu nariz.

Se perceber que ainda assim possui dificuldades, é interessante recorrer à ajuda de um médico especialista. Isso porque ele poderá avaliar se você possui um desvio de septo ou não.

Dica extra para saber se você possui um eventual desvio do septo:

  • Primeiramente tape a sua narina direita usando os dedos e depois solte o ar pela outra narina.
  • Inspire por meio da sua narina esquerda, procurando encher bem o seu pulmão.
  • Agora feche a mesma narina (no caso a esquerda) e solte todo o ar do seu pulmão pela narina – agora considere a direita.

Ao fazer esse simples exercício você poderá identificar se possui alguma obstrução – caso isso ocorra, pode ser que você tenha desvio do septo.

Agora que você já sabe como evitar respirar pela boca, não deixe de praticar todas as dicas disponíveis ao longo de conteúdo agora mesmo!

Sobre Vital Body

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *