Home / Sono / Apneia do sono está ligada à perda mais rápida de memória

Apneia do sono está ligada à perda mais rápida de memória

A apneia do sono refere-se a um tipo de problema extremamente comum, tanto que ela chega a afetar uma grande parcela de pessoas – sendo em média 53% dos homens e até 26% das mulheres das mais variadas idades.

A palavra “apneia” é de origem grega, que quer dizer “desejo de respirar – de forma geral a questão é associada à ausência de capacidade de respirar de maneira correta ou até mesmo uma ausência de fôlego durante o período de sono – e embora pareça algo simples, ela poder ser responsável por acarretar diversos problemas à nossa saúde!

Além disso, a apeia afeta drasticamente a qualidade do sono, agregando maior sensação de fadiga e cansaço no decorrer da rotina diária, sem contar que também estimula a falta de oxigênio na corrente sanguínea, acarretando até mesmo prejuízos aos órgãos internos ou até mesmo intensificar outros problemas relacionados à sua saúde.

A apneia do sono pode acarretar perda de memoria e elevar as chances de Alzheimer!

Segundo alguns estudos recentes, pessoas acometidas pela apneia do sono ou ronco podem ter maiores chances de obter no futuro uma determinada deficiência cognitiva – chegando a obter esse quadro até 10 anos do que pessoas que não possuem esse tipo de problema e nesse caso uma grande parcela apresentava o quadro em média aos 77 anos de idade.

O Alzheimer também é associado ao problema, podendo surgir na vida de muitas pessoas que vivenciam os sintomas da apneia do sono. Em média, pessoas que sofrem dos problemas, podem ter Alzheimer muito mais cedo do que outros indivíduos que conseguem estabelecer uma boa noite de sono frequentemente.

A redução dos níveis de oxigênio não é o único fator que faz com que a apneia do sono possa contribuir com o declínio cognitivo. A privação do sono também é uma das grandes responsáveis em evitar a desintoxicação essencial, estimulando a ocorrência do quadro de Alzheimer.

Isso porque nosso cérebro possui a capacidade de “limpar” seus resíduos nocivos (sistema glinfático) durando o momento de sono mais profundo durante a noite – ou seja, é nesse momento que são eliminadas as toxinas e proteínas consideradas ruins e quando ocorre um acumulo de ambas há maiores chances de se contrair o Alzheimer.

Anda sentindo sonolência durante o dia? Não anda dormindo adequadamente? Então é bom dedicar maior atenção à sua respiração!

Mesmo com os grandes avanços da medicina ainda é muito difícil diagnosticar precisamente a apneia do sono e trata-la de forma preventiva. Nesse caso um dos procedimentos mais adequados para saber se você está realmente com esse problema é avaliar as compensações da sua postura!

Como é muito difícil avaliar isso sozinho, é aconselhável pedir para que o seu parceiro ou pessoas mais próximas observe como é a sua postura enquanto estiver dormindo.

Quando ocorre de o nosso corpo mexer muito durante a noite buscando meios de compensar da melhor maneira possível a nossa respiração pode-se se dizer que esse é um dos sinais que algo está errado.

Outro ponto é que quanto pior se mostra o quadro de apneia, mais podemos perceber que a nossa postura corporal se pronuncia para frente – isso porque com a cabeça mais à frente conseguimos criar uma compensação maior com relação à falta de espaço atrás da parte posterior da nossa língua.

Tosse constante e excesso de movimentação no período noturno também podem ser fatores relacionado à apneia do sono – deitar de costas, por exemplo faz que que acabemos obstruindo ainda mais a respiração

Além disso, o ronco pode ser outro sinal de alerta, assim como despertar com sintomas de palpitação e angustia – muito semelhante à sensação de estar engasgado ou até mesmo sufocado.

Procure fazer um teste: coloque suas costas encostadas na parede, bem como os calcanhares, cabeça, nádegas e também omoplatas.

Ao fazer isso diga em voz alta “Olá” – engula e respire. Se por acaso você conseguir falar, respirar e engolir sem dificuldades e se sentir confortável nessa posição então o problema não está afetando sua saúde.

Agora, se tiver dificuldades, pode ser que a sua respiração esteja obstruída, podendo se agravar ainda mais quando estiver dormindo.

Para ajudar a amenizar os sintomas da apneia do sono, e respirar melhor e de forma facilitada uma dica interessante é apostar no produto NasiVent Sport. Adquira os produtos nos links abaixo:

Os distúrbios do sono não devem ser vistos como algo recorrendo e simples! Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o seu médico!

 

Sobre Vital Body

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *